Sejam bem vindos!
Home » » Lesões musculares e articulares: como a Nutrição pode ajudar?

Lesões musculares e articulares: como a Nutrição pode ajudar?



A fadiga muscular é uma situação que pode ocorrer devido a exercícios intensos e prolongados, levando a queda da performance e lesões em atletas ou praticantes de atividade física. Nesse processo há perda de água corporal, diminuição dos estoques de energia, desequilíbrio nutricional, hormonal e imunológico.
A dieta tem um papel importante na melhora ou manutenção da performance do atleta. Uma ingestão adequada de nutrientes é fundamental para equilíbrio do peso, reposição de energia, construção e formação de tecidos, recuperação no pós-exercício, hidratação e saúde. A oferta de nutrientes antioxidantes ofertados através da dieta, além de carboidratos, proteínas e gorduras na proporção adequada e uma boa adaptação ao exercício fortalecem nossa defesa antioxidante. A suplementação com vitaminas e minerais pode ser usada considerando cada caso individualmente, hábitos nutricionais, estilo de vida e predisposição genética ao estresse oxidativo de cada atleta.
Para uma alimentação rica em antioxidantes, o consumo de frutas e vegetais alaranjados, ricos em vitamina C, os verde-escuros, oleaginosas, peixes e cereais como linhaça, fontes de ácidos graxos ômega 3 são indicados. Deve-se ainda ofertar fontes adequadas de carboidratos e alimentos ricos em flavonoides, como o suco de uva e chá verde que combatem a produção de radicais livres.
Uma boa opção é a mistura de cereais (linhaça, gérmen de trigo, quinoa) frutas (passas, damascos secos) e oleaginosas como a castanha-do-pará. Pode ser misturada a iogurtes, batida em sucos ou juntamente com frutas de acordo com a necessidade de energética individual. Estudos científicos sugerem que suplementos como a creatina e o HMB  também podem ser usados com a finalidade de recuperação muscular e prevenção de lesões.
Consulte um nutricionista para adequar sua alimentação.
#TainãSilvaNutricionista
SHARE

0 comentários :

Postar um comentário